Opel recupera sigla GSi com versão de 260 cv do novo Insignia
A sigla GSi tem enorme tradição dentro da Opel e obriga-nos a recuar até 1984, altura em que esta designação surge pela primeira vez nos modelos Manta GSi e Kadett GSi, e mais tarde no Astra e no Corsa.
Agora, a marca de Rusellsheim acaba de recuperar essa sigla desportiva GSi (Grand Sport injection) com a apresentação do Insignia GSi, uma berlina focada nas elevadas performances e com uma afinação de chassis orientada para uma condução dinâmica.
O bloco acima referido, de quatro cilindros, está acoplado a uma caixa automática de oito velocidades que pode ser comandada manualmente na alavanca ou através de patilhas no volante. No modo automático, os pontos de troca de velocidades são diferentes nos modos de condução Normal ou Sport, sendo que este GSi conta com um modo "Competição" exclusivo, que entre outras coisas permite que os conturores controlem os próprios ângulos de derrapagens bem como a entrega de potência. A marca germânica confirmou ainda que também estará disponível um potente bloco turbodiesel, ainda que não tenha especificado a potência desta variante.
A Opel garante que este Insignia respeita a tradição da sigla GSi e para o provar levou esta "máquina" até ao Nurburgring, também conhecido como "Green Hell". "O novo Insignia GSi é claramente mais rápido numa volta ao Nurburgring do que o anterior Insignia OPC, que era mais potente", revelou o Director de Performance Cars e Motorsport da Opel, Volker Strycek.
Avançando para o habitáculo, sobressaem os bancos dianteiros do tipo "bacquet", que para além de serem forrados a couro garantem um enorme apoio lateral. Também o volante é exclusivo desta versão, já que conta com "grip" e com uma base plana.
Apresentada que está esta versão, importa referir que a estreia mundial só vai acontecer no Salão Internacional de Frankfurt, que está aberto ao público entre os dias 14 e 24 de Setembro.